Agir

Recolher animal em risco

Se encontrou um animal abandonado deve contactar o Centro de Recolha Oficial (CRO) do Município em que se está o animal.

Os CRO têm a responsabilidade legal de recolher, prestar cuidados médico-veterinários, desparasitar, esterilizar, albergar e alimentar o animal, até este ser adotado.

Uma vez que a SOS Animal não dispõe de equipa de resgate nem de um abrigo para animais abandonados, pedimos-lhe que siga os seguintes passos:

01. CONTACTO POR EMAIL

Tendo em conta a localização do animal, envie o mais rapidamente possível um e-mail com a descrição do caso, morada exata e anexe imagens/vídeos para os seguintes contactos, todos ao mesmo tempo:

PSP – Defesa Animal

GNR – SEPNA

E-mail do Vereador da Câmara Municipal – Pelouro da Veterinária

Sob consulta – Site Câmara Municipal

E-mail do Veterinário Municipal

Sob consulta – Site Câmara Municipal

E-mail do Centro de Recolha Oficial (CRO) do Município

Sob consulta – Site Câmara Municipal

E-mail da Junta de Freguesia

Sob consulta – Site Câmara Municipal

Os últimos 4 contactos estarão disponíveis no site da Câmara Municipal.

02. CONTACTO TELEFÓNICO

Depois de fazer o contacto por e-mail, por favor proceda ao contacto telefónico, informando que enviou um e-mail para todas as entidades acima. Exija ação imediata:

PSP – Defesa Animal

GNR – SEPNA

03. ASSISTÊNCIA MÉDICO-VETERINÁRIA

Se o animal estiver a precisar de assistência médico-veterinária, não o deixe em agonia!

Desloque-se à clínica ou hospital veterinário mais próximo e peça ajuda. Note que se tratam de entidades privadas: se não tiver disponibilidade financeira para pagar as despesas, existem formas de o conseguir, exigindo de si persistência e coragem: divulgue e recolha fundos nas redes sociais e junto de amigos, colegas e familiares.

Não deixe de efetuar o Passo 1, que é a prova em como contactou todas as entidades com competência legal para prestar auxílio!

Não desista: você pode ser a única esperança para salvar a vida desse animal! O Hospital Veterinário SOS Animal em Lisboa está aberto 24h.

218 205 453
sosanimal@sosanimal.com