Agir
Esterelizar colónias de gatos
Se tem conhecimento da existência de uma colónia de gatos a necessitar de esterilização, deve contactar o Centro de Recolha Oficial (CRO) do Município onde se encontra a colónia.
Se tem conhecimento da existência de uma colónia de gatos a necessitar de esterilização, deve contactar o Centro de Recolha Oficial (CRO) do Município onde se encontra a colónia.
Os CRO têm a responsabilidade legal de recolher, prestar cuidados médico-veterinários, desparasitar, esterilizar, albergar e alimentar o animal, até este ser adotado.
Existe ainda o Programa CED – Captura, Esterilização e Devolução, promovido pelas Câmaras Municipais através dos CRO (Capítulo III da Portaria n.º 146/2017, publicada em Diário da República n.º 81/2017, Série I de 2017-04-26).
Recordamos ainda que, além dos orçamentos camarários disponíveis para cada CRO, existe uma verba de meio milhão de Euros disponibilizada pelo Estado para os CRO efetuarem esterilizações a animais de rua (n.º 2 do artigo 5.º da Lei n.º 27/2016 de 23 de agosto e do artigo 8.º da Portaria n.º 146/2017 de 26 de abril).
Uma vez que a SOS Animal não dispõe de equipa de resgate nem de um abrigo para animais abandonados, pedimos-lhe que siga os seguintes passos:
Tendo em conta a localização do animal, envie um e-mail com a descrição do caso, localização exata, número de animais e anexe imagens/vídeos para os seguintes contactos, todos ao mesmo tempo, a solicitar informação sobre como inscrever a colónia no CRO, para ativação do Programa CED.
E-mail do Centro de Recolha Oficial (CRO) do Município
Sob consulta
E-mail do Veterinário Municipal
Sob consulta – Site Câmara Municipal
E-mail do Vereador da Câmara Municipal – Pelouro da Veterinária
Sob consulta – Site Câmara Municipal
E-mail da Junta de Freguesia
Sob consulta – Site Câmara Municipal
Depois de fazer o contacto por e-mail, por favor proceda ao contacto telefónico, informando que enviou um e-mail para todas as entidades acima, solicitando informação sobre como inscrever a colónia no CRO, para ativação do Programa CED.
Telefone do CRO do Município
Sob consulta – Município
Não deixe de efetuar o Passo 1, que é a prova em como contactou todas as entidades com competência legal para prestar auxílio!